Os fabricantes de máquinas enfrentam desafios constantes na busca por inovação e competitividade. Porém, avanços tecnológicos já sedimentados podem contribuir para encurtar essa busca. Atualmente, as máquinas fabricadas no Brasil utilizam o sistema de movimentação mecânica com servomotores para converter o movimento rotacional em linear. Esse princípio tem como desafio o desgaste mecânico ao longo do tempo.
No entanto, esse sistema pode ser substituído por uma tecnologia que está se mostrando como o futuro do deslocamento linear: o motor linear, que atualmente é fornecido pela Mectrol HIWIN no Brasil. “O motor linear HIWIN tem o princípio de movimentação por eletromagnetismo, o mesmo utilizado pelos trens de alta velocidade, e oferece vantagens que tem revolucionado o mercado de máquinas”, afirma o Eng. Joaquim Mendes Junior, CEO da Mectrol HIWIN do Brasil.
Entre as vantagens, o executivo destaca:
– Aplicação sem contato mecânico, ou seja, zero atrito, livre de manutenção;
– Velocidades de até 140 m/s ;
– Alta precisão e acelerações de até 10 G;
– Redução de componentes.
A Mectrol HIWIN conta no Brasil com uma equipe de engenharia de inovação responsável pelo desenvolvimento de projetos com motores lineares. Um exemplo recente é o da AGMAQ, fabricante de máquinas CNCs para o corte de vidros, localizada em Ribeirão Preto (SP).
Em projeto conjunto com a equipe da AGMAQ, a engenharia da Mectrol HIWIN implementou a tecnologia de motores lineares num dos mais recentes modelos da fabricante do interior paulista: as máquinas de corte automática de vidro, modelos Monolítico e Laminado.
“Tivemos várias experiências positivas com os motores lineares HIWIN”, informou Joel Martins Dias, diretor de Projetos da AGMAQ. De acordo com dias, “além de aumentar o desempenho das nossas máquinas, conseguimos:
– Uma precisão de posicionamento aprimorada no corte (a tecnologia eliminou um sério problema que enfrentávamos quando nossas máquinas estavam em clientes distantes);
– Conseguimos desenvolver máquinas praticamente livres de manutenção;
– Adicionamos guias lineares HIWIN com sistema de autolubrificação, colocando a máquina dentro do conceito de sustentabilidade;
– Desenvolver um design que ajudou no tempo de montagem das máquinas, pois alguns componentes que utilizávamos eram complicados para ajustar a montagem mecânica, como pinhão, cremalheira, redutores, correias. Com o motor linear eliminamos todos eles;
– Nos possibilitou uma mudança em nossa abordagem pós-venda, e realmente nos surpreendeu, resultando em um aumento de vendas das máquinas”.
Ainda de acordo com Dias, “estamos satisfeitos com a parceria com a Mectrol HIWIN. O conhecimento técnico aplicado nas fases de desenvolvimento e aplicação em nossos projetos nos permitiu fabricar as máquinas de corte de vidro mais inovadoras do mercado e com competitividade internacional”.
Na avaliação da Mectrol HIWIN, o depoimento da AGMAQ é uma confirmação de que o motor linear chegou ao Brasil para ficar, e as empresas fabricantes de máquinas CNCs de diversas áreas também poderão ter a oportunidade de usufruir dos benefícios dessa tecnologia. Seja no corte ou na usinagem de metal, alumínio, madeira, plástico, mármore ou granito, a aplicação dos motores lineares HIWIN proporciona vantagens significativas em termos de desempenho, manutenção, precisão e eficiência. Essa versatilidade amplia as possibilidades para as empresas explorarem novos mercados e atenderem às demandas específicas de cada setor de usinagem.
Para mais informações sobre os Motores Lineares HIWIN e encontrar a solução ideal para as necessidades específicas de suas máquinas CNC, não hesite em entrar em contato com a Mectrol HIWIN
visit our website for more information: https://mectrol.com.br/motores-lineares-hiwin